Histórias de Sucesso

Como a Sankhya transformou seus colaboradores em sua principal arma de distribuição de conteúdo

Junia Queiroz
Analista de Redes Sociais
A Comunitive ajuda a Sankhya a se conectar com seus mais de 1700 colaboradores em todos os cantos do país. Sendo um ponto de encontro onde conseguimos fazer eles participarem das atividades e eventos. Aproximando as pessoas da nossa cultura e gerando materiais e insights para nossa comunicação.

O cenário

Se você trabalha com Marketing Digital já percebeu que está cada vez mais difícil conseguir um bom alcance para suas postagens sem pagar por isso.


Recentemente, o Facebook alterou seu algoritmo e agora a estimativa é que uma página alcance em torno de apenas 2% da sua base de fãs, enquanto uma publicação de um perfil alcança em média 150 pessoas.


Descubra como a Sankhya Gestão de Negócios, uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil, conseguiu superar isso utilizando a solução da Comunitive.

O desafio

A Sankhya utiliza o Inbound Marketing como um dos principais canais de aquisição de novos clientes, porém sempre existiu a dificuldade de distribuir o conteúdo criado, sem ter que pagar por isso.


A partir desse desafio, a Sankhya enxergou nos seus colaboradores um ótimo canal para disseminar esses conteúdos, visto que eles já estão nas redes sociais e possuem uma grande rede de conexões.

"Conheci a Comunitive em 2015, durante o RD Summit e fiquei muito encantada com o conceito de uma comunidade online de colaboradores, que até então eu não conhecia. Conversando com a equipe da Comunitive, pensamos em trabalhar com os nossos funcionários. Porque não envolvê-los com os nossos conteúdos, já que são de fato os primeiros embaixadores do nosso negócio?" - Lorrana Vila, analista de marketing na Sankhya

A solução

A parceria da Sankhya com a Comunitive começou com a criação do Defensores Sankhya, a comunidade online de colaboradores da Sankhya. Todos os mais de 500 colaboradores foram convidados a participar.


O programa funciona como uma comunidade online, e, utilizando a gamificação, a Sankhya consegue motivar seus colaboradores a compartilhar os conteúdos certos, nos canais certos.

Desafios para os colaboradores

Como a plataforma da Comunitive é integrada com Facebook e Linkedin, a Sankhya criou desafios para que seus colaboradores compartilhassem os conteúdos da empresa em suas redes sociais particulares.


Dessa forma, a empresa consegue direcionar e mostrar quais os conteúdos cada colaborador deve compartilhar.

Compartilhamento com apenas um clique

Os colaboradores podem escolher quais conteúdos são relevantes para sua rede e, de dentro da comunidade, conseguem compartilhar de maneira rápida e fácil, com apenas um clique.


Para cada compartilhamento, os defensores ganham pontos.

Gamificação para engajar e motivar

Com os pontos conquistados, os colaboradores ganham posições no ranking, estimulando
a competição interna de uma forma saudável, e também podem trocá-los por benefícios e recompensas.

"Os colaboradores Sankhya adoram a comunidade, não só pelos prêmios para resgate mas também pela interação entre eles. A ferramenta não só nos ajuda a ter um maior direcionamento e engajamento para o nosso blog, como também ajuda a captar novos clientes ou até mesmo clientes da base através do Programa de Indicação. A Comunitive vai muito além de uma empresa de criação de comunidades, é uma empresa parceira da Sankhya, tanto pela seriedade, quanto pelos resultados alcançados nesses quase 3 anos de uso da solução. Posso dizer, sem dúvidas, que ela está contribuindo cada dia mais pelo fortalecimento da marca Sankhya por meio das redes sociais." - Raíssa Faria, analista de marketing na Sankhya

Os resultados

Somente no primeiro semestre de 2018, a comunidade da Sankhya trouxe resultados expressivos para a empresa. Foram mais de 5 mil desafios realizados pelos colaboradores. Confira outros resultados:

Grande alcance nas redes sociais

Enquanto grande parte das empresas sofre para ter alcance e relevância nas redes sociais,
a Sankhya conseguiu se destacar e alcançar resultados expressivos, utilizando seus colaboradores como um poderoso canal de distribuição de conteúdo, gerando visibilidade e acesso aos conteúdos do blog.

• Mais de 2.700 compartilhamentos orgânicos no Facebook

• Mais de 2 mil compartilhamentos orgânicos no LinkedIn

• Mais de 12 mil visitas ao blog

175 novos reviews positivos no Facebook

Além dos compartilhamentos, a Sankhya estimulou que seus colaboradores realizassem avaliações em sua página do Facebook, conquistando 175 novos reviews positivos.

Conteúdo gerado pelos colaboradores

Outra ação realizada com foco em aumentar a visibilidade da marca Sankhya nas redes sociais foi a publicação de fotos dos colaboradores em eventos da empresa.


Somente na convenção anual da empresa, foram 90 publicações mencionando a marca e utilizando a hashtag do evento.

Outros resultados

Além desse considerável aumento nas avaliações positivas e de compartilhamento de conteúdo, a empresa também conseguiu outros resultados interessantes, como:

Indicação de novos clientes: foram mais de 130 indicações de potenciais novos clientes, feitas por colaboradores de diferentes áreas da empresa

Crescimento do novo canal do YouTube: em dois meses, foram mais de 200 novas inscrições no canal do YouTube e 77 novos comentários

"A Comunitive gerou um novo valor agregado a imagem da Sankhya, não só com os colaboradores antigos, que passaram a receber mais um benefício por meio das recompensas, mas também com os novos, que ficam encantados e atraídos por estarmos tão antenados com as novidades de mercado e focados em gerar valor a comunidade.
Hoje, usamos a solução da Comunitive para compartilhar materiais relevantes que criamos internamente, como eBooks, artigos, Infográficos e vídeo, não só no Facebook e Linkedin, como também no Youtube. No Youtube, inclusive, os desafios nos ajudam a ranquear os vídeos que queremos, já que as pessoas curtem o vídeo, comentam e compartilham.
Também a usamos para pedir sugestões sobre o que eles acreditam que as pessoas querem ver nos nossos conteúdos, e tem surgido ideias geniais de só quem está na ponta conseguiria identificar. Seria difícil para nós conseguir isso sem a ferramenta". - Lorrana Vila, analista de marketing na Sankhya

Descubra como a solução da Comunitive pode ajudar engajar os colaboradores da sua empresa.

Ajudamos algumas das principais empresas brasileiras a engajar seus colaboradores utilizando gamificação. Solicite uma demonstração e descubra como a Comunitive pode te ajudar!

Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de Gestão Corporativa (ERP) do Brasil.
Solução Utilizada
Comunitive Employee
Desafio
Aumentar seu canal de aquisição de novos clientes com a ajuda dos colaboradores, de forma interativa e gamificada
Segmento da Empresa
Gestão de Negócios

Vamos conversar?
Solicite uma demonstração personalizada para sua empresa

Nossos especialistas irão mostrar de forma detalhada como a solução da Comunitive irá impulsionar o engajamento das pessoas com sua empresa.

Preencha o formulário abaixo e receba o contato de um especialista em até 5 minutos úteis.

Feita para equipes a partir de 25 colaboradores

Ao preencher o formulário, você está ciente que a Comunitive poderá enviar comunicações conforme os seus interesses. Você pode modificar as suas permissões a qualquer tempo. Para mais informações, confira a nossa Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Recebemos sua solicitação!
Em breve um especialista entrará em contato.
Oops! Something went wrong while submitting the form.