Histórias de Sucesso

Como a Panini transformou o relacionamento com seus colecionadores utilizando a solução da Comunitive

O cenário

A troca de figurinhas entre os colecionadores costumava ser realizada em encontros presenciais promovidos pela Panini. Com a chegada da pandemia e a impossibilidade de marcar novos eventos, a empresa encontrou nas comunidades online a solução para manter essa conexão entre os clientes.

O desafio

Diante desse cenário, a Panini se viu desafiada a levar o entretenimento para dentro da casa do colecionador, sem que ele perdesse a experiência de se relacionar com outros colecionadores.

Assim, os principais objetivos da empresa eram:

  • Ter uma comunidade online oficial que possibilitasse a troca entre colecionadores;
  • Usar uma plataforma para mediar essa experiência, uma vez que os eventos presenciais foram suspensos;
  • Acompanhar o engajamento e feedback dos clientes;
  • Disponibilizar os prêmios e recompensas para os participantes;
  • Monitorar o andamento do programa e mensurar seus resultados.

A solução

Apesar de existirem comunidades nas redes sociais nas quais os colecionadores fazem troca de figurinhas, a Panini buscou uma solução mais personalizada para garantir mais proximidade e comunicação com os colecionadores.

A plataforma da Comunitive permitiu que a editora tivesse esse controle de gerenciamento da comunidade e garantiu que, mesmo durante o distanciamento social, os colecionadores mantivessem o relacionamento não só entre si, como com a própria Panini. Além disso, a plataforma serviu para conectar novos colecionadores e entregar um serviço extra para os chamados hard-core fans.

“Sempre buscamos estar próximos dos colecionadores e entendemos que a plataforma ajuda a cultivar uma rede de contatos entre eles - algo que consideramos muito valioso. É uma forma de criarmos uma sensação de pertencimento e presentear nossos clientes com brindes, fortalecendo o relacionamento entre eles e a Panini. Ano que vem teremos grandes lançamentos, como a Copa do Mundo, e queremos entregar para o colecionador um entretenimento extra na plataforma que será construído conversando diretamente com ele e entendendo suas preferências". - José Eduardo Martins, presidente e CEO da Panini Brasil

A divulgação

Com a plataforma preparada para receber os primeiros integrantes da comunidade, a Panini divulgou o programa, inicialmente, para os clientes da loja. No entanto, a Comunitive é flexível e permite que qualquer pessoa possa ser um colecionador participante.

Os resultados

Além de ter sido a solução perfeita para hospedar o programa Torcida Panini, a plataforma da Comunitive trouxe resultados expressivos para a empresa:

1.200 participantes ativos

• Mais de 46 mil desafios realizados

• Mais de 200 trocas de figurinhas entre os clientes no fórum da plataforma

• Mais de 1.800 recompensas resgatadas

200% de crescimento do engajamento nas redes sociais

• Mais de mil compartilhamentos orgânicos nas redes sociais

O relacionamento com os colecionadores

Além dos números surpreendentes, a Panini também utiliza a plataforma da Comunitive para realizar algumas pesquisas junto aos colecionadores. Já foram mais de cinco pesquisas realizadas sobre álbuns e sugestões de melhorias para o time editorial. Além da facilidade para colher as opiniões dos usuários, essas pesquisas contribuem para que os colecionadores realmente se sintam parte do time criativo da empresa e tenham uma experiência excepcional.

Próximos passos

Mesmo com a flexibilização do distanciamento social e a direção para o fim da pandemia, a Panini mantém sua plataforma aberta e mais engajada do que nunca, com planos ainda mais ambiciosos para o futuro.

Para as próximas ações, os colecionadores podem esperar por algumas parcerias da Panini e também recompensas ainda mais atrativas, como figurinhas e itens de memorabília autografados por grandes jogadores.

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O Grupo Panini, com sede em Modena, na Itália, é líder mundial no setor de colecionáveis e trading cards. A empresa é a principal editora multinacional de quadrinhos, revistas infantis e mangás na Europa e na América Latina e possui canais de distribuição em mais de 150 países. Além disso, a Panini também está envolvida em muitos e importantes programas de multimídia.
Solução Utilizada
Comunitive Customer
Desafio
Criar uma comunidade online de clientes e incentivar a troca e engajamento entre colecionadores.
Segmento da Empresa
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